quarta-feira, 20 de julho de 2011

"1984"

É impossível dizer que este é um livro que passa batido. A história narrada por George Orwell é tão fictícia quanto real; é uma sociedade tão atemporal que é possível compará-la com qualquer organização social de qalquer período histórico. Sem dizer que é uma obra que influencia desde músicas (como Nineteen Eighty Four, de Tina Turner) quanto programas de tv (como os reality shows, sendo que o Big Brother faz maior alusão).
O Grande Irmão está te vendo, em tradução livre

O livro

A história tem como plano de fundo uma ditadura comunista que controla de tudo: desde os racionamentos de comida até o que as pessoas pensam. A ideologia do governo apresenta-se com o nome de Ingsoc (Socialismo Inglês), e o partido pela efígie do Grande Irmão (Big Brother) como o lema "Guerra é paz, Liberdade é escravidão, Ignorância é Força".
O partido que governa a Oceania (território que abrange a Oceania, as Américas, a Groenlândia,a Islândia, o Reino Unido e o Sul da África) controla o povo através das teletelas, aparelhos que ficam ligados 24 horas por dia que monitoram os moradores e exibem programas e músicas ao mesmo tempo (uma junção de câmera, televisão e rádio).
Outro meio interessante usado pelo governo de manipular a população é pelos ministérios Miniamo (Ministério do Amor, responsável pelas torturas, espionagem e controle da população), o Minifarto (Ministério da Fartura, responsável pelo racionamento de comida e a economia), o Minipaz (Ministério da Paz, responsável pela guerra contra os territórios da Lestásia e da Eurásia) e o Miniver (Ministério da Verdade, responsável pela manipulação de fatos históricos e sociais).
Além disso, existe a novilíngua, idioma oficial do governo - apesar do inglês ser o idioma coloquial - que resume as palavras para controlar a população também. Um exemplo citado no livro. As palavras melhor, ótimo e mau são vetadas da novilíngua, no lugar das mesmas são usadas variações da palavra "bom". Melhor se torna plusbom, Ótimo se torna dupliplusbom, e Mau ou Ruim é imbom.

O que isso nos interessa

No processo de criação de "Sitiados" o que nos interessa de 1984 é a sociedade de controle e a figura do derrotado. 
O protagonista da história, Winston Smith, se mostra como a figura do derrotado: o homem que trabalha para o governo, é vigiado pelo governo em seu aparamento pobre, é contra o governo, e tenta se esconder e rebelar contra o mesmo.
Já o plano de fundo, as teletelas, o Grande Irmão, o Partido Interno, a novilíngua, se mostram como símbolos da sociedade de controle, que busca mostrar ao povo como agir, pensar, falar, trabalhar, viver e morrer.


1984 ou Nineteen Eighty Four, 326 páginas
Escrito por Eric Arthur Blair com o pseudônimo George Orwell
Lançado em 1949
Editora Secker and Warburg, Londres - Reino Unido

Nenhum comentário: