"De Profundis - Memórias de Um Cárcere Público" de 2004 |
Esse movimento nasce em meados do século XX. Derivado da dança expressionista (derivada do movimento artístico homônimo na arte europeia) a linguagem é consolidada pelo grupo Tanztheater Wuppertal da coreógrafa Philipine Bausch, ou mais conhecida como Pina Bausch. Aluna do mestre Kurt Joss, famoso por trabalhos como "A Mesa Verde", Pina sempre se viu envolvida na questão da expressão do sentimento humano, principalmente a angústia, que marca seu trabalho.
Pina usava da dança como o meio de atuar. Com esse jeito próprio criou espetáculos e performances que são conhecidas até hoje, dentre as mais famosas "Café Müller" e "Le Sacre du Printemps - Tableaux d'une Rüssie Païenne" (uma releitura da coreografia de Nijinsky com a música original de Stravinsky).
Uma das características mais presentes na dança-teatro é o repertório de movimentos, que se repetem em momentos diferentes com intensidades e velocidades diferentes. Outra questão marcante é o conceito de "sub-texto", em que um movimento ou uma série de, cria um texto interno dando a significação da ação. O que também pode ocorrer é o uso de textos em meio ou durante a ação coreogrfada.
por Victor Roriz
Pina Bausch em "Café Müller", extraído do blog http://valkirio.blogspot.com/ |
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